Nos últimos anos, as pessoas ficaram cada vez mais preocupadas com a saúde e com o bem-estar, visando um envelhecimento saudável e feliz.
Hoje, a equipe do Funeral Morumbi separou algumas dicas que podem garantir mais longevidade e fazer com que você aproveite ainda mais a melhor idade.
A importância do envelhecimento saudável
Cada vez mais, os brasileiros estão experimentando a chegada à terceira idade: a estimativa é que, daqui a alguns anos, o país tenha ainda mais idosos do que tem hoje. Considerando um aumento tão significativo da expectativa de vida, é claro que o envelhecimento saudável se torna uma pauta muito importante.
Há muitos cuidados bem simples e que proporcionam um envelhecimento mais tranquilo, com menos ocorrência de doenças, de quedas e, claro, com muito mais alegria e diversão. Basta que esses cuidados sejam incorporados ao dia a dia para que os idosos desfrutem da vida com mais autonomia.
Ter um grupo de amigos da mesma faixa etária
Cada época da vida traz determinadas discussões e é indispensável ter com quem conversar a fim de manter a saúde mental em ordem. É por isso que ter um grupo de amigos na mesma faixa etária e com quem se converse com frequência é indispensável o envelhecimento saudável.
Infelizmente, são vários os casos de idosos que acabam entrando em depressão por se sentirem sozinhos. Muitos sentem que não se encaixam mais na rotina agitada dos filhos e netos e acabam se colocando “de lado”, o que é perigoso porque o mal-estar emocional afeta muito a saúde física.
Fazer checkup médico
O acompanhamento médico é muito importante em qualquer idade, mas os idosos devem ter ainda mais atenção aos seus checkups. Afinal, há problemas de saúde silenciosos e que, nas pessoas da terceira idade, têm um poder muito grande de debilitação.
Dessa forma, para um envelhecimento saudável, todas as pessoas devem fazer consultas regulares com o geriatra e realizar os exames solicitados. Cabe relembrar que o SUS tem geriatra e que ele é obrigado a realizar todos os exames necessários para a saúde da população.
Escolher em um hobby
O envelhecimento saudável tem muito a ver com estar feliz mesmo entrando na terceira idade e, para conseguir isso, é muito importante cultivar atividades prazerosas. Dessa maneira, os idosos devem sempre procurar alguma coisa que lhes cause prazer e existem várias atividades, de acordo com a mobilidade dessas pessoas.
Alguns dos hobbies mais comuns são o cultivo de plantas, o voluntariado, o cuidado de um animal de estimação, a leitura, a pintura, fazer coleções, etc. Vale dizer que as atividades físicas não são exatamente um hobby: na verdade, elas devem ser algo que faça parte da rotina, já que fazem muito bem aos ossos e aos músculos.
Ficar atento ao seu dinheiro
Problemas com dinheiro fazem com que os idosos fiquem ansiosos e nervosos, prejudicando seu envelhecimento saudável. Por isso, gerenciar bem os gastos, evitar empréstimos (a menos que muito necessários) e tomar cuidado com a segurança bancária é muito importante.
Quando o idoso cuida do seu dinheiro, ele tem uma sensação maior de autonomia, e mais tranquilidade. Deve-se reforçar, além disso, que a ajuda nos bancos só deve ser aceita se vier dos funcionários e que os idosos não devem nunca fazer “cadastros” supostamente solicitados pelo banco via e-mail.
O Funeral Morumbi tem uma equipe de especialistas e uma estrutura pronta para atender nossos clientes em momentos difíceis como a despedida de um ente querido.
Saiba mais sobre nossas instalações e serviços. Conte conosco!
Entre em contato agora mesmo pelo WHATSAPP e fale com um de nossos profissionais.